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O que é CRM

O que é CRM ou Costumer Relationship Management?

Para começarmos, é necessário entender o que a sigla significa, então vamos lá, se você nunca ouviu falar ou já ouviu, mas não se lembra, CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

Porém, a definição de CRM vai além, é uma gestão de 360º de vendas, marketing, atendimento e os demais pontos de contato. No cenário em que hoje vivemos, o relacionamento com o cliente também evoluiu, nos levando a conhecer novos conceitos como, por exemplo, a experiência do usuário ou do cliente.

Se relacionar com o cliente é criar uma parceria a longo prazo.

Se você não conseguir construir um relacionamento real com o seu cliente, as chances de que ele volte a comprar com você são muito menores.

E, tenho certeza que você não quer um cliente que compre apenas uma vez, correto?

Por isso a gestão de relacionamento com o cliente é tão importante. Dessa forma, você não se perde em meio a tantas informações essenciais e pode fornecer uma boa experiência de vendas e fidelizar o cliente.

A resposta é simples: toda empresa que queira ter lucratividade a longo prazo.

Quem precisa de um CRM?

Sim, o CRM não é uma ferramenta útil apenas para grandes empresas. Afinal, todos querem construir pontes mais concretas de diálogos com os clientes.

E se essas pontes podem gerar mais rendimento é ainda melhor, correto?

Alguns sinais que indicam a necessidade de um CRM:

  • Você não consegue encontrar rapidamente os dados de clientes para tomar decisões na hora;
  • Você sente que as negociações estão passando despercebidas porque você está gerenciando tudo em planilhas e cadernos;
  • Sua empresa está crescendo mais rápido do que você está preparado;
  • Você sabe que a experiência do cliente de sua empresa está deixando a desejar ou você está perdendo mais clientes do que gostaria por causa de problemas de serviços.

Funções de um CRM

Através dessa técnica você pode entender melhor o processo de pré-venda, venda e pós-venda. É possível verificar também como a sua empresa pode criar estratégias comerciais e de marketing para maximizar a lucratividade e fidelização.

O sistema de CRM surgiu para automatizar o Customer Relationship Management, ou seja, você pode construir um relacionamento com o seu cliente de uma forma mais otimizada.

Vamos entender suas principais funções:

  • Captar informações – Essa é a função mais básica do sistema. Você pode inserir todas as informações que rodeiam o seu cliente, como dados pessoais e preferências, além disso, durante o processo de venda, você consegue extrair as informações comerciais;
  • Integração – O sistema funciona como um banco de dados e pode integrar as informações na nuvem;
  • Automação dos setores de Vendas e Marketing.

Por que o CRM é importante e quais os benefícios?

A plataforma organiza as contas e contatos de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o processo de vendas.

Em vez de ficar preso a lembretes em notas adesivas amarelas ou imerso em planilhas, você passa leads para sua equipe de vendas de forma rápida e fácil: cada membro da equipe, independentemente de onde estejam e o que estejam fazendo, está sempre trabalhando com informações atualizadas sobre os clientes e suas interações com a empresa.

Com uma plataforma de CRM:

  • Você encontra mais leads, fecha mais negócios, mantém mais clientes e começa a expandir sua empresa;
  • Suas conversas são sempre pessoais, relevantes e atualizadas, gerando aumento na satisfação do cliente;
  •  Obtenha mais leads e feche mais negócios rapidamente;
  • Aumente a fidelidade, satisfação e retenção de clientes;
  • Conecte-se individualmente com clientes nas redes sociais, dispositivos móveis e mais;
  • Antecipe os desejos dos seus clientes com base em comportamentos anteriores;
  • Acompanhe sua empresa e faça o gerenciamento de vendas a qualquer hora, em qualquer lugar.

 CRM e Vendas

Quando se pensa em CRM para vendas, estamos falando da parte de um CRM que se propõe ajudar sua empresa a vender mais em menos tempo. De forma inteligente, o CRM realiza tarefas simples de forma automatizada para que sua equipe possa focar nas etapas importantes para a conversão de vendas.

CRM e as Etapas do Funil de Vendas

Você está familiarizado com o termo funil de vendas? Ele representa todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento da captação até a conversão final. 

Por isso utilizar o CRM é tão importante para sua empresa. A melhor maneira de melhorar a eficácia do funil de vendas é controlando e registrando informações relevantes dos clientes.

Para o seu time, o CRM significa uma solução para auxiliar na gestão e otimização de todo esse processo de captação de oportunidades, negociação e fechamento de vendas de forma rápida, organizada e bem definida. 

CRM e Marketing

Estamos acostumados a associar CRM às vendas, mas o marketing também é essencial no relacionamento com o cliente. Ao integrar processos de marketing e vendas, você pode acompanhar a jornada do cliente por todo o funil.

As empresas não precisam mais serem passivas ao esperarem que um possível comprador entre em contato, elas podem sair na frente com estratégias e objetivos de negócios construídos com base na realidade acelerada e ultra conectada que estamos vivendo. 

CRM e Atendimento ao Cliente

Se precisarmos definir atendimento ao cliente, diríamos que é todo o suporte que você oferece aos seus clientes antes, durante ou depois da compra.

O relacionamento é impossível sem o atendimento, ainda mais quando ele está se transformando na experiência do cliente. Sua empresa precisa estar preparada para resolver problemas rapidamente e oferecer uma forma de autoatendimento fácil, intuitiva, disponível 24 horas por dia em todos os dispositivos. Como? Com um CRM focado no atendimento 360º.

CRM e Pós-venda

Pós-venda é a parte do atendimento ao cliente que reúne todas as estratégias pensadas para melhorar a experiência após uma conversão. Com CRM, o pós-venda se torna muito mais preciso, assim você pode personalizar o atendimento e reverter problemas antes mesmo que eles surjam. 

CRM para Pequenas Empresas

Se você tem uma pequena empresa, sim, você também precisa de CRM. Ao contrário do que muitos pensam, o CRM não é apenas para grandes corporações. Mas, na prática, qual a importância do CRM nesse contexto?

Se você tem clientes, pode se beneficiar do CRM. Mesmo se sua base de clientes for pequena, ninguém consegue memorizar e organizar cada interação — as que aconteceram ou precisam acontecer. 

É uma ferramenta de negócios poderosa que simplifica processos, proporciona ideias valiosas de negócios e conecta virtualmente os funcionários de sua empresa para que possam colaborar como uma equipe em tempo real.

No caso de startups e negócios menores, o gerenciamento do relacionamento com o cliente impulsiona o crescimento por meio das tecnologias certas e dá uma chance real de concorrer no mesmo nível de sua concorrência no mercado. 

A partir do primeiro contato com um cliente potencial até o relacionamento com uma conta antiga, o CRM ajuda as empresas a ter sucesso em cada aspecto do atendimento ao cliente. Com uma visão única de cada interação com o cliente, você pode vender, atender e divulgar como nunca antes.

Para entender as melhores estratégias para o seu negócio conte com a melhor agência de marketing digitalAgência Formiga Digital.

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